DOAÇÃO

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terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aprenda a melhorar o seu blog através de Doações!

BEM VINDO AO GRUPO LEU LEUTRAIX


As doações são hoje uma das formas mais comuns de enviar dinheiro pela internet. Uma doação pode significar uma ajuda, uma recompensa ou um reconhecimento. Infelizmente em Portugal e no Brasil os sistemas de doações ainda não apresentam as mesmas taxas de sucesso e penetração que em outros países do mundo, como os Estados Unidos, Australia, Canadá, entre outros. Seremos nós invejesos ou será que não conseguimos compreender o funcionalismo e objectivo de uma doação?
presente
Analisando o mercado, rapidamente chego à conclusão que hoje se paga para ter basicamente qualquer coisa. Seja uma subscrição de uma revista, de televisão por cabo, ou mesmo internet, é necessário pagar bem e todos os meses.
Ao contrário disso, as doações são quanto a mim, um acto único de companheirismo e reconhecimento pelo trabalho ou serviço de uma determinada pessoa ou instituição, não necessitando de ser renovada mensalmente para lhe ser atribuido um significado superior.
Mas o que é que as doações têm a ver com as prestações, Paulo?
Na verdade, tudo. A grande diferença entre pagar uma prestação e fazer uma doação, é o produto final. Geralmente as pessoas não fazem doações porque não existe um produto final palpável ou visível, ao contrário das prestações mensais, em que o utilizador fica com acesso à internet, a televisão por cabo, ou simplesmente a uma publicação impressa com cerca de 60 páginas.
O grande erro que existe nesta comparação em termos técnicos e teóricos, é que as pessoas não conseguem entender o sentido de uma doação. Doar algo não é gastar dinheiro, enviar dinheiro à rua, ajudar quem menos precisa, ou seja o que for. É um acto de companheirismo, reconhecimento e uma prenda para quem mais se esforça por trazer conteúdos, produtos ou serviços, de elevada qualidade. Há também um resultado final, que é o facto de você se sentir bem com a atitude que tomou, e em reconhecer o trabalho de alguém.
Independentemente dos juízos de valor que possam ser feitos, existem muitas formas de melhorar o seu interface de doações, e a forma como interaje com os seus leitores, apelando ao seu fanatismo e reconhecimento, em prol do seu trabalho e dedicação enquanto blogger. As doações são efectivamente uma forma de monetizar/rentabilizar o seu blog, e que invariavelmente irão ajudá-lo a suportar custos de alojamentos dedicado, compra de plugins e exploração de ferramentas existentes no mercado, que você tem obrigatoriamente de adquirir sempre pelo seu bolso. Esse reconhecimento, infelizmente, não é feito.
No entanto, vamos ver de que forma é possível apelar ao bom senso dos seus leitores, e fazê-los perceber que as doações são de facto uma ferramenta importante para si.
A PAIXÃO DE QUEM O SEGUE
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O que é mais importante para uma pessoa que o segue ou que aprecia aquilo que você faz, é a paixão. Quem é aficionado pela internet ou por blogs, sentirá necessidade de se expressar, de ajudar, de dar ideias, de estar presente, e inclusivé, de fazer uma doação. A paixão é a reguladora entre aquilo que se gosta e aquilo que se ama. Se os seus leitores gostam daquilo que você faz e do nicho de mercado onde está inserido, apele à paixão pela área e pelo conhecimento.
OS FANÁTICOS
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Se o seu blog promove o sentido de comunidade, certamente você saberá quem são os leitores mais fanáticos pela sua marca e por aquilo que você diz ou escreve. Existe sempre uma pequena percentagem de leitores que são fãs do seu blog, do seu comportamento, do seu conhecimento e de tudo aquilo que você lhes dá enquanto profissional. São esses leitores que vestem a camisola, que o seguem, que o apludem, e principalmente, que comentam em primeiro lugar. Aqueles que estão constantemente no seu blog e o visitam várias vezes ao dia. Esses, serão certamente os primeiros a fazer uma doação.
ORIGINALIDADE
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A originalidade e a forma como promove as suas doações, faz toda a diferença na campanha que você promove. O plugin Buy Me a Beer trouxe uma grande dose de originalidade à blogosfera, e rapidamente foi seguido por outros plugins, como o Buy Me a Coffee. A originalidade na hora de promover as doações é extremamente importante, juntamente com todos os factores que vão descritos neste artigo.
É FÁCIL DOAR?
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Um dos grandes problemas com sistemas de doações em blogs, é que por vezes podem tornar-se complexos. Se pretende que as pessoas lhe enviem dinheiro, o mínimo que se pode pedir, é que seja um sistema simples e de execução rápida. Se por ventura utilizar um sistema de doações que pede diversos dados aos seus leitores, como o nome, morada, email, etc., equacione reformulá-lo e torná-lo mais simples.
Aproveite para oferecer um vasto leque de possibilidades de doação, que podem ir desde o Paypal ao Moneybookers, passando pelos Amazon Gift Cards, por exemplo.
PEÇA DOAÇÕES!
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Para conseguir efectivar a sua campanha de doações, é necessário pedir aos seus leitores paque o ajudem! Não tenha medo.
Os grandes ProBloggers que aderem aos sistemas de doações, fazem-no sempre com um pretexto e nunca como uma forma de ganhar dinheiro fácil. O Leo Babauta por exemplo, é hoje um dos maiores ProBloggers do mundo (e tem uma qualidade de escrita impressionante), e tornou-se ProBlogger porque pediu aos seus leitores para o ajudarem através de um sistema de doações.
Se colocar um ícon na sidebar do seu blog, é provável que ninguém o veja, ou simplesmente ignore. Crie um artigo no seu blog, exponha as suas ideias, e peça uma doação! Aproveite para oferecer algo em troca aos seus leitores. Veja o ponto seguinte.
DÊ ALGO EM TROCA
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Embora o seu conhecimento e todo o seu empenho teoricamente fossem suficientes, a verdade é que muitos leitores e visitantes consideram importante receber algo em troca da sua doação. Eu recentemente passei a oferecer links durante 10 anos para todos os leitores que quiserem ajudar o Fique Rico a melhorar e a tornar-se uma fonte de enrriquecimento para todos. Um incentivo simples como este, pode levar a que muitos mais leitores se sintam interessados em doar e ajudar o projecto, recebendo sempre algo em troca.
Há também quem desenvolva aplicativos para distribuir gratuitamente pelos doadores, e há ainda quem desenvolva banners publicitários de pequenas dimensões, alusivos à contribuição que fez, para que possa mostrar ao mundo a sua boa vontade.
TENTE EXPLICAR PORQUÊ
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Uma das razões que leva ao insucesso das campanhas de doações, é o facto de não serem transparentes. Geralmente os bloggers não explicam para que querem o dinheiro, onde pretendem investi-lo, ou simplesmente o que pretendem fazer com ele. O Leo Babauta explica concisamente para que quer as doações, tal como a organização Wordpress.org o faz. Quanto mais transparente for com os seus leitores, mais vontade eles terão de o ajudar.
APRESENTE UM SISTEMA BONITO
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A atractividade visual é algo que não deixa ninguém indiferente. Se pretende dar nas vistas com o seu sistema de doações, equacione trabalhá-lo e fazer dele um espaço mais agradável e bonito. OZenHabits tem na sidebar um ícon super apelativo às doações, e eu aqui no Fique-Rico utilizo umsistema de doações moldado às necessidades e ao aspecto do blog. A unicidade do seu sistema é seguramente algo que poderá apelar à doação mais facilmente!
FAÇA UMA PÁGINA DE DOAÇÕES
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Isto é algo que ainda não fiz por falta de tempo, mas que vou executar muito brevemente. Uma página dedicada às doações é seguramente a forma mais efectiva de conseguir com que as pessoas o ajudem. Inclua nessa página grande parte dos ensinamentos em cima explicados, incluindo o porquê de pedir doações, onde pretende investir esse dinheiro, e toda a informação que possa ajudar o leitor a decidir-se entre ajudar, ou mudar de página.
Aproveite para depois dar algum destaque a essa página, através um banner ou de um ícon alusivo à caridade e à ajuda ao seu blog.
NÃO TENHA VERGONHA
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Utilizar um sistema de doações pode significar a muito visitante, que você não consegue pagar as suas contas com o seu blog, ou com os trabalhos que faz regularmente. Isso não tem lógica nenhuma.
Uma doação é um acto de entre-ajuda e reconhecimento, não é uma forma de conseguir ganhar dinheiro, ou trocar de casa.
Não tenha vergonha de se expor e de pedir aos seus leitores que o ajudem a tornar-se um blogger ainda mais competente e profissional. Pensando bem, se você o conseguir, eles irão beneficiar disso também!
crescer
Imagem por I, Timmy
QUER AJUDAR O FIQUE RICO A CRESCER?
No final deste artigo irá encontrar um sistema de doações simples, onde necessita apenas de colocar o valor, um endereço do seu blog ou website, e o texto âncora que pretende promover. Ao fazer a doação, é-lhe oferecido um link permanente durante 10 anos, em todas as páginas do blog, o que representa neste momento mais de 120 mil pageviews e em crescimento. É o mínimo que posso fazer para recompensar a ajuda enviada.
Porquê ajudar o Fique Rico?
O blog tem crescido imenso e o volume de tráfego de hoje não é comparável com o que o blog recebia há cerca de 5 meses. Os custos com a manutenção e servidor aumentaram consideravelmente, assim como existem outras despesas importantes e que são investimento interno. Considere ajudar por uma das seguintes razões, se assim considerar lógico:
1- Troca do servidor de alojamento para evitar downtimes como os que aconteceram nas últimas 2 semanas, provenientes de falhas de segurança e anomalias na máquina. Um servidor de maior qualidade é imperativo neste momento, só que corresponde a uma prestação mensal altíssima, que só é possível de suportar com ajuda.
2- Aquisição de pacotes de segurança para o servidor, tais como sistemas de segurança e encriptação de dados, para que seja possível não voltar a ficar offline devido a um buraco na segurança da máquina. Inclui também o suporte e administração da máquina por parte da equipa responsável pelo alojamento.
3- Aquisição de plugins e ferramentas de trabalho que possibilitam a expansão da linha de serviços do Fique Rico. Está um novo projecto interno em desenvolvimento, que tem custos, os quais poderá ajudar a minimizar com a sua ajuda.
4- O conteúdo do Fique Rico é gratuito e será sempre gratuito. A informação e ajuda prestada é a melhor forma de construir uma comunidade e de prestar um serviço comunitário de qualidade. Se achar que isso tem valor, também poderá ajudar-nos a melhorar e a oferecer mais e melhor conteúdo gratuito.
5- Em troca da sua doação, receberá um link permanente durante os próximos 10 anos (3652 dias), que será impresso e visualizado milhões de vezes. A probabilidade recuperar o investimento em 10 anos, é grande.
E como eu costumo dizer: motivação sempre! :)
Até Já!

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